Aprenda a fazer seu próprio desodorante natural
- Karla Esteves
- 15 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de dez. de 2019

Após mudar alguns hábitos na minha vida, passei a me interessar mais pela origem dos cosméticos e produtos de higiene pessoal que eu consumia. Além do fato de serem produtos de uso diário, na maioria dos casos o contato é direto com a pele, o maior órgão do nosso corpo. Com um novo olhar, percebi que eu nunca parei para analisar suas composições. Eu simplesmente usava e comprava porque era algo natural e cômodo pra mim. Eu passava no supermercado ou em alguma farmácia e geralmente comprava um desodorante que me fizesse transpirar o mínimo possível. Mal sabia eu naquela época que ao impedir diariamente o processo natural da minha transpiração eu estava também barrando as toxinas do meu organismo de serem liberadas através do suor.
Aos poucos minha curiosidade em saber a fórmula de cada produto que eu usava foi crescendo. O primeiro produto que eu testei como desodorante natural foi um chamado Salt of the Earth, feito à base de sal, mas confesso que não consegui me adaptar a ele. Era preciso estar com a axila úmida antes de passá-lo, o que eu considero um ponto negativo e também senti que ele me deixou com odor após algumas horas de uso. O segundo produto foi em outro formato, a textura dele era mais parecida com a de um creme. O desodorante é da marca Native Unearthed, e eu simplesmente amei! Achei ainda melhor que os desodorantes não naturais e convencionais que cresci usando.
Depois de me acostumar e me sentir mais confortável usando o desodorante natural, pesquisei uma receita na internet que fosse parecida com os ingredientes do Native Unearthed. No site da Ecycle encotrei uma que já venho testando há três meses e gostando bastante!
Desodorante natural com óleo de coco e bicarbonato de sódio
Ingredientes:
4 colheres de sopa de óleo de coco
3 colheres de sopa de polvilho (ou amido de milho)
1 colher de bicarbonato de sódio (no site não fala, mas eu usei colher de chá)
Algumas gotas do seu óleo essencial preferido (eu usei de lavanda da Aqua Oleum)
Derreti uma certa quantidade de óleo de coco até ele ficar líquido e depois coloquei quatro colheres de sopa em outro recipiente. Logo após, adicionei o amido e o bicarbonato aos poucos e fui mexendo. E por fim, coloquei duas gotas do óleo essencial. Importante ressaltar que o óleo essencial precisa ser adequado já que ele vai entrar em contato com a pele através do desodorante, ou seja, é sempre bom verificar no rótulo se ele é 100% puro/orgânico e indicado para passar no corpo.
Em raras ocasiões ainda me vejo usando o desodorante convencional aqui no Brasil, acho que por ter vindo do inverno europeu e ainda me sentir no processo de transição de clima. Acredito que, como tudo na vida, precisamos dar tempo para nos adaptarmos ao novo, e o importante é cada um fazer isso no seu tempo e sem se cobrar.
Boa semana!
コメント